terça-feira, 15 de dezembro de 2009

VILANI SILVA


Vilani Silva, também muito conhecido pelo apelido de Bombril, descobriu o samba aos 4 anos de idade, quando desfilou na Escola de Samba Floresta do Andaraí em 1954, mais tarde Escola de Samba Flor da Mina do Andaraí e aos 13 anos começou a compor.
No início de sua carreira, a convite do produtor e compositor Zuzuca, do Salgueiro, gravou pela antiga CBS, hoje Sony Music, a música “Estou de Pé”, o samba enredo “Imagens Poéticas de Jorge de Lima”, da Mangueira e o samba “Estrela de Madureira”. Depois, em parceria com Agepê e Thomás de Aquino escreveu as músicas “Ponta do Laço”, “Deixa a Alegria Te Levar” e “Já Faz Tanto Tempo”.
Sua carreira ganhou novo impulso a partir de meados dos anos 1980, quando foram gravadas as músicas “A Jibóia”, por Almir Guineto (1985) e o samba “Praia da Cana”, em parceria com Menino Velho, gravado por Dunga. Em 1986 mais uma composição sua foi gravada – “Carro de Boi” – por Jair Medalha. Nos anos 1990, Vilani voltou para a Unidos de Vila Izabel, por onde já havia passado em 1982. Na ocasião compôs o hino da Vila “Sou da Vila e Não Tem Jeito” e mais dois sambas enredo: “Se Essa Terra Fosse Minha” (1990) e “Muito Prazer, Izabel de Bragança e Drumond Rosa da Silva, Mas Pode Me Chamar de Vila” (1994), parceria com Evandro Bocão e André Diniz, ganhador do Estandarte de Ouro como melhor samba enredo daquele ano. Ainda neste ano o cantor Eros Fidelis gravou a música “Certeza”, parceria com Nono Presidente.
Em 1996, Vilani criou a Confraria do Jabuti e o bloco GRBC Jabuti – O Xodó da Cinelândia, que passa a funcionar em 2008, realizando seu primeiro carnaval em 2009. Atualmente, vem se apresentando desde maio de 2008, juntamente com outros artistas na Rua Alcindo Guanabara, em frente ao Teatro Dulcina, no projeto Arte nas Ruas, às quartas e sextas-feiras, a partir das 18h. Em 2009, recebeu homenagem do bloco O Samba Brilha, cuja revista O Samba em Revista, em seu número de estréia, publicou matéria sobre sua pessoa e sua obra. Também está lançando o CD “Dose Dupla” com a cantora e compositora Rosangela Soares. Juntos criaram o primeiro samba do Jabuti /2008 e assim começou a parceria, que emplacou também o samba do bloco Kizomba da Vila em 2009, “Kizomba É Festa da Raça”.
Vilani foi homenageado no Sambaune em 12/12/2009

Foto de Irany

2 comentários:

  1. Grande Bombril! Eu ainda era uma menina, quando o via sempre no bar dos compositores, na Praça 7. Pessoa simples, humilde e que não teve grandes oportunidades na sua arte.

    ResponderExcluir
  2. EU ERA GAROTO LA NO MORRO DO ANDARAÍ anos 75 em diante, ELE NO BOTEQUIM DO MEU PAI , Bar do Sr Waldemar ( meu pai) ele improvisava e fazia uma música no que havia no ambiante. Um verdadeiro artista e poeta.

    ResponderExcluir