segunda-feira, 30 de novembro de 2009

RITA RIBEIRO


Rita Ribeiro Nascimento, cantora e compositora, nasceu no Maranhão e cresceu numa família cujos pais eram grandes apreciadores da música de bumba-meu-boi, sendo que seu pai era repentista e compositor desse tipo de música. Seus ídolos na adolescência eram Gordurinha, Jackson do Pandeiro, Dalva de Oliveira, Emilinha Borba, Carmen Costa e Nelson Gonçalves. No final dos anos 50 mudou-se com toda a família para o Rio de Janeiro onde iniciou sua carreira artística. Chegando aqui passou a ouvir outros intérpretes, mantendo grande admiração por Jacob do Bandolim.
Nos anos 70, compôs em parceria com Lopes a canção “Ontem e Hoje” que foi gravada pelo grande sambista Zuzuca em 1975. Nessa época compôs muitas músicas regionais tais como forrós, côcos e marchinhas juninas, gravadas por cantores especializados. Começou então a cantar, além de compor atuando em muitos locais no Rio: Espaço Cultural Sobrado Rio, Espaço Turma OK, Asa Branca, Rio Cenário, Memórias do Rio, Escola de Samba Império Serrano, SESC Madureira, Minerva. Em Niterói atuou no Forró Som Brasil, Dancin House e no Centro Musical e em Duque de Caxias, onde reside, na Casa de Música Brasileira, a convite de Arlênio Lírio e Rubem Confeti. Apresentou-se também em Conservatória, na Escola de Samba Grande Rio, em São João de Meriti, Macaé, Cabo Frio, Fortaleza e outras cidades do Nordeste.
Fez diversos programas em quase todas as estações de rádio do Rio de Janeiro, TV Manchete e TV Record. Suas músicas foram interpretadas por cantores como Nelson Gonçalves, Carlos Alberto, Noite Ilustrada, Emílio Santiago, Zezo, Wilson de Assis, Nilze Carvalho e Neguinho da Beija-Flor, entre outros. Fora do Brasil, sua música “Tua Falta” foi gravada pela cantora portuguesa Maria Augusta, em 1990. Suas obras foram executadas também no Japão e na Alemanha.
Rita Ribeiro é compositora de dezenas de músicas e canções, em vários gêneros musicais, e seria impossível enumerá-las aqui. Dentre suas principais composições destacamos “Minha Rainha”, seu maior sucesso, parceria com Lourenço Cavalcanti Neto, gravada mais de 100 vezes, por vários artistas, dentre eles, Wilson de Assis (1980 e 2002), Nilze Carvalho (1983 e 1995), Nelson Gonçalves (1984 e 1998), Noite Ilustrada (1986 e 2001), Carlos Alberto (1986, 1988 e 2000), Pedrinho Rodrigues (1987), Emílio Santiago (1988), Turma do Sereno (1988), Tia Aurora (1989), Boca Nervosa (1991), Edvaldo Borges e Hélcio Montenegro (1992), a própria Rita Ribeiro (1993), Walter Guimarães (2000), Trio Os Diamantes (2003), Marcília Pinheiro (2004), Zezo (2004) e Neguinho da Beija-Flor (2007). Essa música foi também incluída em discos de coletâneas como “Sucessos em Play-Back Para Você Cantar”, “Swing-Balanço, o Som da Sua Festa”, “Boemia e Amigos” e outros. Em 1984, Rita participou como cantora e compositora, do LP “Ipanema Samba-Show”, coletânea contendo as músicas ouvidas no programa homônimo apresentado na Rádio Ipanema. Neste disco, interpretou o samba “Resto de Mim”, feito em parceria com Cristino Ricardo. Em 1985, participou da coletânea “Pagode Maior – O Canto de um Povo” com a música “Alguém Que Alguém Não Quer”, parceria com Perinho Ribeiro, e “Agora É Sua Vez”, parceria com Motta Vieira.
Em 1978, lançou um compacto simples como cantora e em 1993 seu primeiro LP solo – “Momentos Sublimes” – contendo composições suas com vários parceiros. Em 2004
gravou seu primeiro CD, também chamado “Momentos Sublimes” com 17 composições de sua autoria, entre inéditas e relançamentos.
Rita Ribeiro foi homenageada no SAMBAUNE em 28/11/2009.
Obrigada Rita!!!

Foto de Irany

3 comentários:

  1. Olá!
    Já tive a coletânea "Swing-Balanço, o som da sua festa", e na minha opinião é o melhor CD de samba que já ouvi. Infelizmente roubaram meu carro em 2005 e levaram este CD, e nunca mais consegui encontrá-lo. Caso alguém tenha alguma idéia de onde posso comprar este CD, peço gentilmente que entrem em contato comigo.
    Me chamo André, e meu e-mail é andre.c.muniz@gmail.com
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  2. oi me chamo solange fico muito feliz em poder mandar uma messagem pra vc rita,vc foi muito amiga da minha maÊ antonia ja falecida vc fez parde da minha infancia.adorava brincar com seus filhos eramos tds da mesma idade. bjsss se quiser mander contado meu msn solange.rogerio@hotmai.com

    ResponderExcluir
  3. Eu é que agradeço pela bela matéria. Atualmente estou com um novo trabalho, o cd TUDO PELA PAZ, recheado de belas canções, com destaque para a minha música de trabalho DOM DE ILUDIR (Ricky Rangel/Rita Ribeiro).
    Link:
    https://www.youtube.com/watch?v=l_LkKYvOSLM

    Beijos...

    ResponderExcluir