segunda-feira, 28 de setembro de 2009

FLÁVIO OLIVEIRA




              Flávio Mattos de Oliveira nasceu em 03 de junho de 1953, no bairro de Bonsucesso, Rio de Janeiro.
Aos 9 anos de idade, ingressou no Conservatório Nacional de Música, onde aprendeu a tocar acordeom e piano. Depois estudou  violão, cavaquinho e banjo, instrumentos que executa com desenvoltura.
Artista  talentoso, vem se  destacando nos  meios musicais cariocas com seu balanço, boas composições, bela voz e, principalmente humildade. Fez grandes amigos e parceiros musicais, como Guilherme Nascimento, Monarco, Miro Barbosa, Darcy da Mangueira, Guilherme de Brito, César Veneno, Wanderley Monteiro, Noca da Portela, Walter Alfaiate, João da Valsa, Sereno, Roberto Frejat, Ana Terra, Wilson Moreira, Marcelo do Rosário, Zé Kéti, Délcio Carvalho, Tibério Gaspar, Nelson Sargento, Riko Dorilêo e outros. Seu talento foi sendo reconhecido gradualmente e suas músicas apreciadas, principalmente nas escolas de samba por onde passou.
Na Vila Isabel, em 1995, venceu o concurso de samba de quadra em homenagem a Martinho da Vila; na Beija-Flor, juntamente com seu parceiro Miro Barbosa, venceu o samba enredo de 1996, “Aurora do Povo Brasileiro”. No mesmo ano, em parceria com Henrique Damião e Maurílio Faria, venceu o concurso de samba enredo da Escola São Clemente, com o tema “Se A Canoa Não Virar A São Clemente Chega Lá”. É também autor do Samba da Paz, juntamente com Noca da Portela, Eduardo Medrado e Kleber, gravado por Neguinho da Beija flor e Paulinho Mocidade. Apesar de sambista nato e de ter livre trânsito nas diversas agremiações de samba no Rio de Janeiro, sua escola de coração é a Acadêmicos do Salgueiro desde 1979. Em 1997, passou a integrar a ala de compositores do Salgueiro. Em 2001 ingressou no Grupo Show da Velha Guarda do Salgueiro, e junto com o grupo participou de shows em diversas capitais do país. Em 2004 a Velha Guarda Show gravou o CD ao vivo com os sucessos do Salgueiro, CD indicado para o Grammy latino em 2004, como um dos melhores discos de samba. Flavio Oliveira ficou no grupo até meados de 2005, quando saiu  para carreira solo.
Com senso crítico aguçado, sempre preocupado com as diferenças sociais e com a questão cultural no país tornou-se defensor ferrenho dos direitos do artista. Advogado militante, com larga experiência em direito do trabalho, Flavio faz palestras em Universidades, destacando-se a Universidade Estácio de Sá, discutindo o tema “Do Forum Ao Sambódromo”- Da Linguagem Forense à Linguagem do Samba Enredo”. Estas palestras, invariavelmente terminam com uma apresentação musical onde acompanhado de seu cavaquinho, ele mostra o seu repertório
No início do ano 2001, como produtor, em parceria com amigos, produziu e dirigiu a Roda de Samba da Velha Guarda da Mangueira, evento que se realizou com sucesso durante o ano de 2002, no Barracão Cultural da Mangueira, na Praça Onze, Rio de Janeiro, onde a Velha Guarda da Mangueira recebia convidados. Evento elogiado pela imprensa em geral, como um dos melhores eventos de samba daquela ocasião.
Flavio Oliveira, por 10 anos ininterruptos, vem realizando encontros musicais, todas as quintas-feiras, no bairro de  Jacarepaguá, tendo como finalidade a preservação da pura música popular brasileira. Este encontro se denomina “Quintas da Pomba Rolô”, com a participação de diversos sambistas, músicos, amigos, alunos, cantores, compositores consagrados e novos talentos do mundo do samba..
Durante o ano de 2004, produziu e dirigiu o projeto “Nova Opinião”, na Cachaçaria Mangue Seco, na Rua do Lavradio, sendo tal projeto voltado para o novo, para o desconhecido da mídia, ao aspirante ao sucesso, não em razão da idade ou ao tempo, mas para aqueles que tentam se firmar na carreira artística e que não conseguem espaço para mostrar o seu talento e a sua obra. O músico e compositor Flavio Oliveira, se lançou como intérprete das suas músicas, com o CD “Tempo de Recomeçar”, em 2001,  onde registrou parte da sua obra e de alguns dos seus parceiros, homenageando diversos artistas. No CD, trabalhou com os parceiros Jairo Barbosa, Miro Barbosa, Guilherme Nascimento, Fernando Régis, Toninho Nascimento, Maurílio Faria, Carlinhos Caxambí, Marcelo do Rosário, Noca da Portela, Delcio Carvalho, Velha Guarda da Mangueira, Walter Alfaiate, Roberto Serrão e os músicos Alceu Maia, Josimar Monteiro, José Luiz Maia, Sergio Vieira, Roberto Marques, Anderson Rocha, Tuca, Pelé, e o coral dos amigos  O seu segundo projeto musical está em fase de mixagem e acabamento. Assim, pretende lançar o seu segundo CD solo nos próximos meses, com novas músicas de sua autoria com parceiros, sempre com muito cuidado e coerência com seus objetivos, a fim de que continue a ter o mesmo carinho e respeito que vem tendo do público e da mídia. Este novo projeto musical tem a participação especial de Nelson Sargento, Noca da Portela, Délcio Carvalho, Marquinho Santana, Velha Guarda da Mangueira e Velha Guarda do Salgueiro.
. Em 26/09/2009.
A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO FLÁVIO OLIVEIRA FOI UM SHOW!!! OBRIGADA!!!

Foto de Irany

Um comentário:

  1. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazon
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesia ...


    AFECTUOSAMENTE
    O SAMBAUNE




    jose
    ramon...

    ResponderExcluir