quarta-feira, 26 de agosto de 2009

MICAL



MICAL, cujo nome verdadeiro é Jorge da Silva, nasceu em 27/5/1944 em Botafogo e é figura bastante popular no bairro, sendo um dos antigos e constantes freqüentadores da famosa e já extinta pensão do Seu Alcides conhecida como “Cantinho da Fofoca”. Junto com o irmão Miúdo, seu principal parceiro, compôs “Olha Aí” e “Resignação”, sambas lindamente gravados por Walter Alfaiate nos CDs “Olha Aí” e “Samba Na Medida”. Participou das agremiações, “Foliões de Botafogo”, “Bloco do Funil”, “Bloco da Chuva”, “Bloco da Barriga” (em Copacabana), “Escola de Samba São Clemente”, “Barbas”, “Maracangalha”, etc. Possui algumas músicas gravadas, além das já citadas em parceria com Miúdo: “Que Trabalho é Esse” (com Zorba Devagar), gravada por Paulinho da Viola, e “Homenagem ao Cantinho da Fofoca” (com Serginho de Botafogo), gravada em CD pelo bloco “Maracangalha” em 2006. Apesar de ser compositor inspirado, Mical não tem conseguido oportunidade no mercado fonográfico atual. Exerceu ainda as profissões de mecânico, estoquista, auxiliar de manutenção, mensageiro e zelador. Possui músicas inéditas como a belíssima “Ainda Bem”, em parceria com sua sobrinha Nega, “Quanta Gente”, “A Minha Fantasia”, “As Lágrimas Rolaram”, “Chegando aos 40”, “Deve Haver Sentimento”, “À Beira da Piscina”, “Castelo de Carinho” e “Minha Rua”, tendo como parceiros Carlinhos Perestrelo (Pudim), Aloísio Pagodinho, Miúdo, Lourenço Lúcio, Jair Cubano, Valtinho da Ladeira, Zorba Devagar, Cacai, Leopoldo, sua sobrinha Nega, Grillo, e outros. É também autor de sambas-enredo para desfile dos blocos “Maracangalha”, “Foliões de Botafogo”, “Bloco da Fronha”, “Bloco da Chuva”, “Bloco do Funil”, “Barbas” e outros mais. Foi passista e percussionista nestes blocos e escolas citadas, além do Império da Tijuca e da São Clemente. Criou em 1983 com outros sambistas o evento “Samba de Fato” na quadra do bloco carnavalesco “Unidos de Botafogo” na rua Assis Bueno, transferido depois para a Rua Assunção. Por esse evento, que durou até 1985, passaram grandes sambistas cariocas.
Saudamos pois esse nosso querido companheiro, grande sambista, grande compositor, que sempre se mantém presente nos eventos que tratam do samba, trabalhando com afinco e dedicacaçào para a grandeza e enriquecimento de nossa música mais popular.
Mical foi homenageado no Sambaune em 22/08/2009.

foto de Irany

Um comentário:

  1. FOi muito bom conhecer esse compositor! A roda é maravilhosa mesmo com frio! FOi bom ter conhecido. Parabéns aos organizadores.

    ResponderExcluir